Prefeitura promove atividades para o grupo da terceira idade

A Prefeitura de Cordeirópolis tem promovido ações de saúde voltadas para os idosos do município. Deste modo, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no bairro Jardim Jaffet, dispõe uma série de atividades que contemplam o lazer e o divertimento, uma vez que a atual gestão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, se preocupa em assegurar a atenção integral aos moradores da terceira idade.

Uma dessas ações é a prática de exercícios físicos, visto que previne várias doenças e auxilia na melhora da qualidade de vida do participante. Por esta razão existe uma programação de exercícios semanais que favorecem a saúde preventiva. “A melhor forma de ser uma pessoa saudável é ter hábitos saudáveis. Nós trabalhamos com os grupos de idosos com o intuito de mostrar a importância do exercício físico e de manter uma boa rotina para controlar doenças como diabetes e hipertensão e, ao mesmo tempo, aumentar a sua autoestima”, destacou a professora de Educação Física, Cristina Maria Carini, que desenvolve este trabalho junto com a professora Cássia Cristina Rampin Catellani.

Após a realização das atividades físicas, os idosos participam de uma ação educativa, por meio de um jogo de bingo, já que a comunicação, a atenção, a memória são importantes para o resgate da valorização e a apreciação da autoestima do participante. “Todos esses exercícios que acometem a pessoa idosa, de uma forma dinâmica, incita o desafio e motivação, contribuindo para o desenvolvimento social, bem como de aprimoramento para superar deficiências”, explicou a assistente social, Sandra Avi.

A assistente lembra que, além dessas atividades, outros ofícios como as aulas de vôlei, oficinas de artesanatos, dança, yoga e aulas de música também fazem parte das tarefas desenvolvidas por cerca de 500 idosos, que são divididos em seis grupos da terceira idade, incluindo o Centro de Lazer e os idosos do bairro Cascalho.

IMPORTANTE: Toda população acima de 60 anos pode participar das atividades. As inscrições são realizadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Jardim Jaffet, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.