Prefeitura promove curso para 50 profissionais da Educação

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realiza desde o início do ano para 50 profissionais um curso de capacitação com o tema: “Construindo adequações curriculares para alunos em processo de inclusão escolar na rede municipal de ensino”, ministrada pela professora e Mestre em Educação Especial, Wania Boer.

De acordo com a coordenadora de Apoio à Inclusão, Stefania Menezes, o curso teve início em fevereiro e seguiu com o grupo por mais 10 aulas. “Professores, diretores e coordenadoras pedagógicas tiveram a oportunidade de aprofundar os estudos em relação aos conceitos de deficiências, distúrbios de aprendizagem e transtornos mentais que envolvem os educandos em processo de inclusão na rede municipal”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, além dos encontros que aconteciam às segundas-feiras no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a professora Wania passou a visitar as escolas e os CEIs, para que pudesse alinhar a parte prática do curso à realidade das escolas e dos alunos. “Quando pensamos realmente em uma “Escola para Todos”, não têm como não pensarmos em adequações curriculares para os estudantes que delas necessitam. É um direito do aluno e um dever do professor e de todos os profissionais da Educação desenvolverem um ótimo trabalho junto a essa criança”, enalteceu Stefania.

Para dar continuidade a este projeto, a Secretaria de Educação já vem planejando para o ano de 2019 esta capacitação para mais um grupo de professores. “Iniciamos o projeto este ano e concluímos nesta segunda-feira (03) a primeira capacitação. Nosso objetivo é atender todos os professores que fazem parte da nossa rede de ensino, pois só assim conseguiremos mostrar a importância de atendermos todos os alunos de maneira igual e, para isso precisamos estar engajados e preparados no dia a dia”, finalizou.