Prefeitura promove curso para guardas municipais que irão atuar na “Patrulha Maria da Penha”

Mais um passo rumo a prevenção e proteção às mulheres foi dado nesta semana em Cordeirópolis. Entre os dias 29 e 30 de agosto ocorreu na Câmara Municipal, um curso de formação com o objetivo de implantar no município a “Patrulha Maria da Penha”, ou seja, uma capacitação para os membros da Guarda Municipal atuarem em defesa das mulheres cordeiropolenses.

Por meio de uma palestra ministrada pelo subinspetor da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’oeste, Marcelo Vieira Nascimento, os presentes acompanharam algumas medidas para atender mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar, além de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência. Durante os dois dias de curso, o encontro contou também com a presença da vice-prefeita, Fátima Celin, da secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, da vereadora, Sandra Santos e dos membros do CRAS e CREAS do município.

A vice-prefeita, Fátima Celin, explica que inicialmente terá à disposição da equipe da Patrulha, junto aos Guardas Municipais uma viatura para viabilizar as visitas nas residências. “As equipes irão fazer visitas regulares às vítimas de violência com medidas protetivas, somando as ações que já acontecem em nossa cidade e que cada vez mais está comprometida com o incentivo de ações e políticas públicas que garantam os direitos da mulher na sociedade”, informa Fátima.

Segundo a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, a implantação da Patrulha Maria da Penha é uma ação que vem sendo debatida há alguns anos no Conselho Municipal de Direitos da Mulher e que o enfrentamento da violência contra a mulher depende de esforços dos diversos setores e este programa será muito importante para garantir segurança e proteção às mulheres, conforme previsto na Lei Maria da Penha. “Atualmente realizamos alguns serviços de prevenção e proteção na Secretaria da Mulher, contudo, o papel da segurança pública é fundamental para que essa proteção seja integral, pois uma vida sem violência é direito das mulheres”, declarou.

O secretário de Governo e Segurança Pública, Nivaldo Menezes, considera um grande passo para Cordeirópolis esse aprimoramento nos serviços prestados à população. “É um momento muito importante para a Guarda Municipal, juntamente com a equipe da Secretaria da Mulher, assim como para todas as mulheres que sofrem essas agressões. Não temos dúvida de que será um trabalho efetivo, afinal, são poucos os lugares em que há uma Guarda com Patrulha Maria da Penha ativa. Esperamos a partir de agora, colocar em prática o que foi aprendido, analisar e melhorar cada vez mais os nossos serviços”.