Prefeitura promove primeira audiência pública sobre saneamento ambiental de 2018

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CONSAB) realizou na última quarta-feira (28) na Câmara Municipal de Cordeirópolis, a primeira audiência pública de 2018 relacionada às causas ambientais. A reunião contou com a presença do prefeito municipal, Adinan Ortolan, a vice-prefeita, Fátima Celin, o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, o coordenador de Ecologia, Cândido Pereira da Silva, secretário de Serviços Públicos, Luis Silva, a diretora técnica do CONSAB, Bianca Refundini, além dos representantes do Poder Legislativo, os alunos da Faculdade Municipal e alguns moradores.

Durante a abertura, o prefeito Adinan, falou da importância de debater os assuntos sobre resíduos urbanos. Para ele, colocar em prática as ações propostas neste plano é preservar a vida da população e pensar no futuro. “Nosso município vem crescendo em grande escala, os territórios estão se expandindo e população está aumentando cada vez mais. Por este motivo, devemos elaborar e efetuar medidas preventivas e inteligentes a fim de proteger o solo, a água e cuidar da destinação do esgoto, para que daqui alguns anos os moradores não sofram com as consequências dos problemas ambientais. Para que isso não ocorra, daremos continuidade às ações que visam os cuidados com a coleta seletiva, o transporte e destinação correta do lixo doméstico, vida útil dos aterros, além de discutir sobre a redução de lixo nas residências, por meio da conscientização da divisão dos resíduos sólidos e orgânicos”, declarou o prefeito.

Em meio a tantos assuntos discutidos de interesse da população, o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, comentou sobre como é necessário aprovar este plano no município. “Esta proposta existia há algum tempo, mas estava parado há anos. Dessa maneira, uma das primeiras ações ao assumirmos a Prefeitura em 2017, foi reativar este consórcio para que possamos buscar financiamentos de projetos ambientais junto ao Governo Estadual e Federal. Dado esse passo, nossa cidade terá mais facilidade de aderir esses planejamentos importantíssimos”, relatou.