Prefeitura realiza treinamento de primeiros socorros com profissionais e alunos da educação municipal

Com o objetivo de preparar os profissionais da Secretaria de Educação e também os estudantes para agirem em casos de emergência, a Prefeitura de Cordeirópolis, juntamente com a Secretaria de Saúde, deram início nesta quarta-feira (31) ao curso de Prevenção e Primeiros Socorros na Infância nas Escolas Municipais. O treinamento foi realizado pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A iniciativa se deu através da “Lei Lucas” que após ser sancionada no ano passado tornou-se obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas escolas municipais. “Professores e até os alunos do 4º ano de toda a rede de ensino receberão as orientações para juntos exercerem os primeiros socorros sempre que houver a necessidade de um atendimento imediato, até que o serviço do SAMU chegue ao local”, pontou a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.

O treinamento também foi um momento oportuno para a troca de experiências e esclarecimentos. “O educador recebeu instruções sobre o atendimento básico para saber agir diante de eventualidades e incidentes, ou seja, em situações como queda, alergia, hemorragia e afogamento com alimentação”, comentou a enfermeira, Juliana Camargo Volpato. “Após este curso, todas as unidades escolares terão o conhecimento necessário para prestar os primeiros socorros em casos de urgência”, acrescentou a enfermeira.

Lei Lucas

A Lei n°13.722 de novembro de 2018 recebeu o nome de “Lei Lucas” em homenagem ao garoto de Campinas, Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que faleceu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar no município.