Prefeitura reúne moradores e voluntários em programa de coleta seletiva no Jardim Cordeiro

Todos unidos em prol ao meio ambiente! É com esse slogan que deu início no último sábado (10) no Jardim Cordeiro o “Programa Garimpar” que promete conscientizar a população a separar corretamente os resíduos recicláveis: plásticos, papéis, metais, vidros e embalagens. Com a presença de mais de 60 voluntários o prefeito, Adinan Ortolan, a primeira-dama, Angelita Ortolan, juntamente com a vice-prefeita, Fátima Celin, o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, os vereadores e voluntários passaram por todas as residências do bairro explicando a importância deste programa para Cordeirópolis.

O ponto de encontro dos voluntários ocorreu na Escola Maria Aparecida, onde todos vestiram a camiseta e receberam as instruções. O Programa Garimpar é uma iniciativa da Prefeitura de Cordeirópolis, em parceria com a Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA), Viraser, JDE, Cooperativa Eldorado e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CONSAB).

Antes de começar o mutirão, o prefeito enalteceu o trabalho voluntário e como ele faz a diferença para uma cidade. ”A ação voluntária é uma das principais formas de transformar uma cidade em que as pessoas se preocupam com o próximo. Quando você faz uma ação que é obrigatória, as pessoas se dedicam, no entanto é no trabalho voluntário que é feito para a comunidade onde mostramos o espirito humano que temos, principalmente quando é uma ação que envolve a questão do meio ambiente, que muitos cidadãos falam, mas efetivamente poucos fazem algo na prática”, lembrou Ortolan.

Considerando que o programa faz parte das 70 ações de governo, em sua explicação Joaquim Dutra, reforçou que o objetivo da Prefeitura Municipal é levá-lo para todos os bairros da cidade. “Nós temos uma grande missão a partir de agora que é conversar com cada cidadão, convencendo e mostrando a importância dele fazer a coleta seletiva e como esta prática pode colaborar com o nosso meio ambiente, ou seja, vendo o lado positivo desta ação”, pontuou o secretário.

Para facilitar, cada voluntário ao abordar o cidadão entregou um kit com panfleto, adesivo e um saco reciclável. “O panfleto é um informativo de como realizar a coleta seletiva e separar os resíduos sólidos. O adesivo que tem os dizeres “Minha família faz coleta seletiva”, é para o cidadão colar no portão de sua residência, pois quando o caminhão da coleta passar pelas ruas o funcionário saberá que aquela família aderiu ao programa e, por fim, o saco reciclável que foi doado pela empresa Ramenzoni que tem a finalidade do morador colocar todos os resíduos e deixá-lo na rua nos dias em que o caminhão for passar”, finalizou Dutra.

Atenção moradores do Jardim Cordeiro!
O caminhão da coleta seletiva passará todas as terças-feiras e sábados a partir desta semana. Então é a hora de colocarem em prática as dicas dos nossos voluntários. Mais informações vocês encontram no panfleto entregue no sábado ou na Central de Atendimento da Prefeitura de Cordeirópolis pelo telefone: 3556-9900.

Próximo mutirão do Programa Garimpar ocorrerá no bairro Jardim Lise.