Prefeitura viabiliza melhorias no saneamento básico no bairro Cascalho

Os assuntos relacionados ao saneamento básico no bairro Cascalho foi tema do encontro realizado na última semana em Cordeirópolis. Esta ação envolveu os secretários das seguintes pastas: Meio Ambiente, Joaquim Dutra, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marco Gomes, Obras e Planejamento, Osmar da Silva Júnior, a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Kátia Cilene, junto aos representantes da Associação de Moradores do bairro Cascalho. O encontro ocorreu na Prefeitura Municipal e teve como objetivo discutir ações que visam à melhoria da qualidade de vida da população através do controle do meio físico para evitar doenças e propiciar uma maior higiene social.

O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, comentou sobre uma das reivindicações da Associação de Moradores de Cascalho por melhorias na atenção básica a comunidade. “Os moradores entraram em contato conosco por meio do COMDEMA, alegando que há anos, algumas pessoas do bairro de Cascalho vêm despejando águas oriundas das pias de cozinhas diretamente nas ruas, ocasionando mau cheiro, poluição visual e represamento de água, possível criadouro de mosquitos da dengue. Sendo assim, o Conselho na busca por atender a solicitação da associação, marcou esta reunião com os representantes das Secretarias com o objetivo de pensar conjuntamente numa solução definitiva. A partir deste encontro algumas propostas foram apresentadas pelos representantes que seguirão com medidas decisivas e preventivas em prol dos moradores”, informou Dutra.

Segundo a presidente do COMDEMA, Kátia Cilene, o conselho tem essa atribuição de levantar as questões com o apoio da Prefeitura Municipal junto às comunidades, dialogar com o poder público e acompanhar a solução. “Nosso papel é buscar soluções para conscientizar os cidadãos da importância do saneamento básico, além de regularizar este descarte irregular para diminuir o impacto ambiental, promover o aumento da qualidade de vida da população e a prevenção de doenças”, relatou Kátia.