Profissionais da Saúde participam do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo em Rio Claro

Cerca de 20 profissionais da Secretaria de Saúde participam do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS) durante esta semana em Rio Claro. Neste ano o tema é “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!” e conta também com a 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 8º Prêmio David Capistrano.

A abertura ocorreu nesta quarta-feira (18) e o prefeito, Adinan Ortolan, juntamente com a vice-prefeita, Fátima Celin e a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, participaram da palestra “Necessidade de Novo Pacto Federativo”, ministrada pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, além de outros palestrantes que falaram sobre o SUS no país. “Aprender mais sobre os assuntos relacionados à saúde pública é fundamental, pois acaba nos ajudando a buscar soluções para aprimorarmos os serviços já existentes em nosso município”, disse o prefeito.

Após a palestra eles deram uma volta nos stands do evento e conheceram equipamentos de alta tecnologia que podem ajudar no desenvolvimento da Secretaria de Saúde. “O congresso além de possibilitar debates e reflexões entre os 645 municípios paulistas, é uma oportunidade de trazermos ideias para investirmos em nossa cidade. Neste dia, conhecemos aparelhos que podem agilizar e aperfeiçoar a qualidade do atendimento realizado pela Secretaria aos moradores de Cordeirópolis”, destacou a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.

O coordenador Administrativo, Renan de Lima, que também está participando do congresso, reforça a importância deste evento para os funcionários que atuam na saúde. “O 32º COSEMS traz uma oportunidade única aos gestores e colaboradores das Secretarias do Estado de São Paulo. Através dos cursos e rodas de conversas propostas pelo evento, são elucidadas e esclarecidas às questões pertinentes na área da saúde, em que os palestrantes possuem uma vivência teórica e prática. Os nossos colaboradores estão animados com essa oportunidade e propostos a aplicarem e compartilharem os ensinamentos em nossa gestão”, pontuou.