Programas de sustentabilidade reforçam a causa ambiental em Cordeirópolis

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta sexta-feira, 05 de junho. Para enaltecer esta data tão importante, a Secretaria de Meio Ambiente, aproveita para lembrar os programas realizados em nossa Cordeirópolis em prol da proteção e preservação do meio em que vivemos. “Os cidadãos precisam repensar em seus hábitos com os recursos naturais, pois só assim conseguiremos ter uma cidade mais bonita, limpa e arborizada e, o mais importante: ter uma vida melhor no futuro para que as novas gerações possam aproveitar”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra.

Por meio dos programas “Refloresta Cordeirópolis”, “Programa Garimpar” e “Grão de Areia”, esta gestão vem atuando para proporcionar à população mais qualidade de vida. “Prova disso, é que batemos a nossa meta de mudas plantadas em nossa cidade: 48.170 – nosso desafio era 35 mil até o final desta administração e, já superamos essa marca com o apoio dos moradores e da equipe comprometida que nós temos em nossa Secretaria”, agradece o secretário.

O “Programa Garimpar” visa mostrar ao cidadão a importância de realizar a coleta seletiva em sua casa e, principalmente, aderi-la em sua vida. “Com um trabalho de conscientização árduo, hoje temos muitos moradores que abraçaram esse projeto e o levaram para dentro de sua residência. Só este ano, até o mês de abril, conseguimos junto à população juntar mais de 50 kg de materiais recicláveis”. “A separação correta do lixo e consumo consciente, evitando desperdícios, são os pilares de uma boa educação ambiental”.

Já o programa “Grão de Areia”, vem avançando gradativamente na gestão dos resíduos sólidos e nas melhorias ambientais. “Esses avanços tiveram algumas pautas e ações essenciais durante esses anos, como o serviço de britagem e reutilização de todo entulho recolhido no município, à criação da Lei que disciplina a gestão do entulho, a constituição do Pelotão Ambiental e outros serviços que trazem benefícios para o meio ambiente e para a cidade”. “São programas importantes e essenciais que ajudam a contribuir para melhorar o meio ambiente de Cordeirópolis”, conclui Dutra.