Reforma do Cemitério de Cascalho preservará história de Cordeirópolis

Projeto terá um investimento de R$ 300 mil e irá reformar necrópole construída a mais de um século por imigrantes italianos inspirada na arquitetura de Veneto

Em novembro de 1893, era aceito o ofício dos moradores do antigo Núcleo Colonial de Cascalho – hoje Bairro de Cascalho, que solicitava ao então presidente do Estado de São Paulo a licença e um local para a construção de uma capela, um cemitério e uma escola, que seria assinado por todos os moradores. Com a resposta positiva, começava a construção da necrópole onde hoje é o Cemitério de Cascalho.

Na época, Cordeirópolis era um dos principais berços de imigrantes italianos no país, vindo a se tornar município apenas 50 anos mais tarde. Muita coisa mudou de lá para cá, mas o cemitério, a capela e o local onde era a escola seguem vivos, mais de um século depois. Para preservar nossa história e o legado deixado por nossos antepassados, a Prefeitura Municipal, juntamente com a Associação Trevisani Nel Mondo, estão realizando uma obra de muito valor cultural: a reforma do Cemitério de Cascalho.

Inspirado nos cemitérios da cidade italiana de Vêneto (de onde partiram a maioria dos imigrantes que formaram Cascalho), o projeto tem o objetivo de se conectar com a origem das Famílias Venetas que deram início à história de nossa cidade. “Nossos antepassados se preocupavam muito em cuidar da fé, na educação e em ter um local digno para os que partirem. Essa reforma evidencia nossa preocupação em manter viva toda essa história”, disse o presidente da Associação Trevisani Del Mondo, Paulo Adalberto Peruchi (Durú).

Com previsão para conclusão em 120 dias, a obra vai modernizar todo cemitério, tornando-o mais agradável e com sua história preservada. “Reforma muito importante que irá trazer mais comodidade e conforto às famílias nos momentos de sepultamento e visitação, além de valorizar nossas origens”, disse o prefeito, Adinan Ortolan.

Ações que serão realizadas na obra:

– Reforma da entrada principal;
– Reforma das ruas de passeio do cemitério;
– Revitalização do paisagismo e arborização do cemitério;
– Atualização das instalações hidráulicas;
– Atualização da iluminação, com instalação de postes fotovoltaicos;
– Revitalização da capela;
– Reforma e construção do ossário;
– Colocação de um totem digital com informações para os visitantes;
– Documentação de todo processo de reforma e revitalização.