Sarampo: Começa hoje a vacinação preventiva

Atenção pais! A Secretaria de Saúde, junto a Vigilância Epidemiológica informa que a partir desta quinta-feira (22) as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é preventiva e pretende alcançar as crianças que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no calendário nacional aos 12 e 15 meses. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A medida é uma resposta imediata do ministério devido ao aumento de casos da doença principalmente no Estado de São Paulo.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cordeirópolis, Nayara Maria Bellini Motta, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem ficar atentos a carteirinha de vacina de seus filhos e prevenir contra o sarampo. “As crianças devem tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses”, esclarece a coordenadora.

A enfermeira do PSF Juventude, Maria Eduarda Turatti Birollo, ressalta que é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas. “A ideia é tentar evitar a infecção nessas crianças e, ao mesmo tempo, contribuir para o bloqueio do sarampo. Quanto mais gente protegida, menor o risco de o vírus continuar se espalhando por aí”, alerta a enfermeira.

Importante: Todas as Unidades de Saúde do município possuem as doses da vacina e é fundamental a apresentação da Carteira de Vacinação. Lembrando que os adultos também devem comparecer nas Unidades para atualizarem as doses necessárias.

Pular para o conteúdo