Saúde intensifica vacinação contra HPV, Meningo C e Hepatite B

Com o objetivo de aumentar e melhor cada vez mais a cobertura vacinal em Cordeirópolis, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza neste mês de agosto a intensificação de todas as vacinas do calendário, porém com ênfase nas vacinas de HPV, Meningo C e Hepatite B.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, a vacinação é considerada a forma mais eficácia na prevenção das doenças. “As vacinas são necessárias, pois aumentam a proteção nas pessoas, diminuindo de forma rápida a circulação de doenças na população”.

Cada vacina tem um público-alvo, como é o caso da vacinação contra o HPV, que está disponível para meninas de 9 e 14 anos. A imunização auxilia na prevenção contra o câncer de colo de útero e vulva. Já os meninos devem ser imunizados de 11 a 14 anos e a proteção é contra o câncer de pênis e ânus. A vacina também é indicada para homens e mulheres que vivem com HIV/Aids.

Já a vacina Meningo C deve ser tomada por meninos e meninas entre 12 e 13 anos para proteger o organismo contra o vírus meningococo tipo C, causador de meningites e meningococcemia. Por fim, a Hepatite B é a partir dos nove anos de idade, entre adolescentes, adultos e pessoas com 50 anos ou mais de idade.

As vacinas são encontradas em qualquer uma das cinco unidades Estratégias Saúde Família do município das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30. Para receber basta apresentar a caderneta de vacinação ou um documento pessoal.

Pular para o conteúdo