Semana Italiana já deixa saudades: Alunos da rede municipal também tiveram atividade especial

Conhecer melhor os registros dos povos que por aqui foram chegando e que até hoje contribuem para a formação cultural da cidade foi o princípio que norteou a Secretaria de Educação a conduzir cerca de 330 alunos dos terceiros anos das seis Escolas do Ensino Fundamental e os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) a participarem do projeto Manhã em Cacalho, atividade cultural que mostrou aos estudantes um pouco sobre a raiz italiana do município.

A atividade aconteceu nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), monitorada e acompanhada por funcionários das escolas, professores envolvidos no projeto e a presença da coordenadora do Ensino Fundamental, que ao chegarem ao bairro foram recepcionados pelos moradores da comunidade, incluindo os membros da equipe da Associação Trevisani Nel Mondo. Em seguida os grupos acompanhavam a abertura das festividades com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos brasileiro e italiano.

Logo após, seguiram para o Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Assunção e prestigiaram a brilhante atuação do Grupo de Dança Italiana e do Coral da associação, além da bela apresentação do senhor Geraldo Picolini com sua sanfona.

Pela primeira vez no município, os alunos da rede pública participaram de um passeio turístico como este, que diferente dos outros anos, foram os estudantes que se deslocaram até a comunidade italiana. “É bom que eles vejam de perto lugares que fazem parte da história da cidade, por isso nada melhor do que ver além do que os livros mostram e do que é ensinado na sala de aula”, salientou a coordenadora Eliane Cristina Boteon Pezzatti.

O olhar atento dos alunos e alunas os levaram a diferentes reflexões sobre a presença dos imigrantes que chegaram em Cascalho à partir de 1893 e ajudaram a construir a cidade. Desta forma, a volta de trenzinho pelo bairro e a visita à casa da Cultura, foram atrativos inesquecíveis, que nem mesmo a chuva conseguiu atrapalhar.

Para finalizar, todos puderam degustar um pouco da deliciosa culinária italiana das “mamas” de Cascalho, que serviram de lanche a polenta com molho e queijo, groselha e crostoli.

Pular para o conteúdo