Servidores públicos serão avaliados através do estágio probatório

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis começou neste mês a avaliação dos servidores públicos efetivados por meio do estágio probatório, que é voltado aos servidores que foram contratados nos últimos três anos. Durante este período a aptidão e a capacidade do funcionário serão testadas em suas atividades, além de determinar a permanência ou não do servidor, avaliando fatores como assiduidade, produtividade, responsabilidade e iniciativa para exercer as atribuições do cargo.

De acordo com o chefe do setor de Processos Administrativos, Carlos Alberto Piola, a Prefeitura regulamentou neste ano o estágio para a avaliação dos servidores públicos. “O decreto n° 5.626, que institui esta medida, foi publicado no mês de junho no Jornal Oficial do município. Esta é uma medida prevista Constituição Federal de 1988”, afirmou.

Nesta avaliação, a direção do departamento em que o servidor atua dará um parecer sobre o seu rendimento. “Nessas avaliações os responsáveis terão que dar um feedback de seu trabalho, tanto positivo ou negativo. Será uma oportunidade de despertar a aproximação dos funcionários e, principalmente, motivá-los em suas funções. Quem obter um rendimento inferior, será orientado para que possa melhorar em suas atividades. Caso não consiga atingir a pontuação necessária durante este período, o profissional poderá ser exonerado”, explicou.

Piola ainda falou da importância deste estágio probatório para os funcionários e para a Prefeitura. “Com ele teremos o aperfeiçoamento da administração pública, pois os profissionais terão um contato maior com a direção de cada setor. Trata-se de uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, bem como uma contribuição com o desenvolvimento do serviço realizado pelo profissional”, completou.